PROJETO CHEGOU A SUA VEZ

Projeto Chegou a Sua Vez

O Projeto Chegou A Sua Vez é o resultado de uma parceria da Prefeitura de Maricá, através do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
Tem por objetivo promover um atendimento especializado às famílias identificadas como vulneráveis e integrá-las nas redes de atendimento e programas oferecidos pelo município. O Programa é regulamentado pelo decreto municipal nº 365 de 04 de agosto de 2019.

O projeto é dividido em três etapas

• identificar as famílias vulneráveis
  • inseri-las no protocolo de atendimento integrado
  •  monitoramento dessas famílias.

Primeira etapa

A primeira etapa teve início em janeiro de 2020, através da busca ativa, e consistiu em realizar visitas em 60% dos setores censitários de menor Índice de Desenvolvimento Social (IDS).

Durante as visitas domiciliares foi aplicado um questionário que, submetido ao IPM (Índice de Pobreza Multidimensional), identificou as famílias em situação de vulnerabilidade.

Concluída a primeira etapa, as famílias identificadas como vulneráveis passam para a segunda fase do programa. Nessa fase, elas são visitadas por Agentes Públicos, integradas no protocolo de atendimento do Programa e encaminhadas aos serviços pertinentes.

Na terceira fase as famílias passam a ser monitoradas pelo Programa. O monitoramento tem por objetivo verificar se a situação de vulnerabilidade dessas famílias foi superada.

Segunda etapa

Resultados da Busca Ativa