IDR lança terceira edição do “Maricá em Números” na Feira das Profissões

Catálogo, que reúne vários indicadores sobre o município, conta agora com dados coletados pelo instituto

O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) lançou o “Maricá em Números – Volume 3”, coletânea que reúne principais indicadores sobre a cidade e a população maricaense, durante a 3ª Feira das Profissões de Maricá. Com foco no mercado de trabalho e na geração de oportunidades, o evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro.

A grande novidade desta edição do material é a utilização de dados do Censo da Cidadania, um dos maiores projetos de pesquisa realizado pela Prefeitura de Maricá, através do IDR, que busca levantar informações sobre diversos aspectos da população maricaense.

“Pela primeira vez, a gente consegue aplicar neste cardápio de indicadores, dados coletados pelas nossas equipes. É um grande avanço no que diz respeito a subsidiar o município com informações tão precisas sobre os maricaenses”, pontua o presidente do IDR, Romário Galvão.

Um painel dedicado ao Censo da Cidadania traz informações mais detalhadas sobre a população entrevistada pelo projeto. Com mais de 100 mil domicílios mapeados, os agentes de campo visitaram cerca de 50 mil residências e coletaram informações sobre 74.197 munícipes.

O material indica ainda a distribuição da população pesquisada por distrito: Sede/Centro concentra 37,1% dos residentes entrevistados, Itaipuaçu conta com 25,6%, Inoã tem 21,3% e Ponta Negra registra 16,0% dos maricaenses.

O impresso está separado em sete categorias de indicadores: território e meio ambiente, população, educação, saúde, transporte e mobilidade, desenvolvimento e assistência social, economia, trabalho e rendimento.

É possível encontrar também comparativos entre alguns dados. “Os indicadores reunidos no ‘Maricá em Números’ apresentam avanços em diversas áreas e confirmam a percepção de dinamismo econômico do município. Outro destaque é para os resultados do Censo da Cidadania, que permite caracterizar a população que migrou para Maricá, como o município de origem dessas pessoas”, enfatiza Diego Maggi, coordenador geral de informação do IDR.

TAGS: #3° Feira das profissões#censo da cidadania#Estudo do Instituto Darcy Ribeiro (IDR)#Maricá em Números