Censo Previdenciário 2023: Prefeitura de Maricá atinge meta do Ministério do Trabalho e Previdência

Após três meses de atuação, o Censo Previdenciário 2023, realizado pela Prefeitura de Maricá, alcançou 95% do público-alvo, meta estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência para municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Iniciado em setembro, o projeto foi operacionalizado pelo Instituto Darcy Ribeiro (IDR), através de um termo de cooperação com o Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM).

Mais de 5.100 beneficiários, entre servidores públicos estatutários (administração direta e indireta) ativos, aposentados e pensionistas do município, participaram do recenseamento, que encerrou no dia 30 de novembro. Agora com os dados completamente atualizados, o município consegue fazer projeções matemáticas para cenários do ISSM no futuro.

“Maricá está na vanguarda quando o assunto é gestão. É a primeira vez que um censo previdenciário é realizado por um órgão municipal de pesquisa e informação dentro do estado do Rio de Janeiro”, afirma o presidente do IDR, Romário Galvão.

Para a presidente do ISSM, Janete Valladão, vários fatores tornaram possível o sucesso do recenseamento. “Preciso enaltecer a atuação do IDR, que, através da cooperação técnica com o ISSM, realizou um trabalho exitoso na realização do Censo Previdenciário dentro do prazo previsto. Além disso, os secretários municipais e presidentes de autarquias também compreenderam a importância de mobilizar e liberar os servidores para comparecerem aos postos de atendimento”, ressalta.

Cerca de 50 recenseadores foram distribuídos em sete postos de atendimento para receber os servidores. A primeira etapa – preenchimento do formulário e envio de documentação – poderia ser realizada online também, para agilizar a segunda etapa, que consistia na confirmação dos dados informados.

Valladão destaca também a conscientização do público-alvo da campanha. “Nós alcançamos a meta estabelecida pelo Ministério da Previdência porque o servidor municipal compreendeu a importância de fazer o censo, e isso implica que, no futuro, ele não tenha problemas com a sua aposentadoria ou com a pensão dos seus dependentes”, enfatiza.

Houve ainda o desafio de alcançar também os beneficiários com mobilidade reduzida. Para esses casos, o IDR disponibilizou uma equipe móvel de recenseadores para ir até a casa das pessoas com dificuldade de locomoção.

Outro ponto importante sobre a realização do censo pelo Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro foi a economia gerada para o município: cerca de R$ 2 milhões. “Quando a gente desenvolve um projeto de recenseamento, deve-se levar em conta cada detalhe do escopo, além de todo o custo para o processo de licitação. Dado o tamanho, complexidade e desafios do Censo Previdenciário, Maricá fez uma economia na casa dos R$ 2 milhões” ressalta a Coordenadora da pesquisa, Salete Da Dalt, que já atuou em diversos institutos de pesquisas Brasil afora e é pós-doutorado em Avaliação de Política Social pela Universidade Federal Fluminense.