Representantes do Instituto Darcy Ribeiro visitam Observatório de Indicadores de Vitória para troca de experiências

O coordenador geral de informação, Diego Maggi, e o diretor jurídico do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), João Paulo Oliveira, realizaram uma visita à Prefeitura Municipal de Vitória, no Espírito Santo, para conhecer mais o Observatório de Indicadores de Vitória (ObservaVIX). O encontro teve por objetivo promover a troca de informações e experiências, e possibilitar que a equipe do IDR apreenda boas práticas e aprimore a qualidade do trabalho realizado no município de Maricá a partir de bons exemplos.

“Essa troca de conhecimento e boas práticas evidencia o nosso esforço em elevar o nível de estudos e projetos de pesquisa que temos para a cidade de Maricá. É uma oportunidade de compartilhar o que fazemos e dá certo por aqui e conhecer o que tem sido sucesso no estado vizinho”, destaca Romário Galvão, presidente do IDR.

O ObservaVIX é uma iniciativa prevista pela Política Municipal de Monitoramento de Indicadores de Vitória, que tem por finalidade o monitoramento intensivo e em tempo real de indicadores de desempenho de políticas públicas do Município, tendo como princípios a transparência, a gestão compartilhada, a eficiência e efetividade de gestão municipal, sigilo como exceção, aperfeiçoamento contínuo das políticas públicas e desagregação de dados por territórios e regiões administrativas, entre outros.

Trata-se de uma política pública municipal que vai ao encontro das competências do IDR e do Sistema Municipal de Informações de Maricá (Sinformar), do qual a autarquia faz parte, conforme Decreto Municipal nº 934/2022.

“É, sem dúvidas, enriquecedor promover encontros dessa natureza. Na atual fase que estamos do desenvolvimento e implantação do Sinformar, teremos muito a agregar após conhecer o já consolidado conjunto de indicadores em tempo real de Vitória”, pontua Diego Maggi.