O Censo das Igrejas Evangélicas é um projeto da Prefeitura de Maricá, realizado através do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) em parceria com a Secretaria de Assuntos Religiosos, que visa cadastrar e caracterizar as igrejas evangélicas do município de Maricá e suas lideranças pastorais, com o objetivo de captar dados e gerar indicadores para orientar políticas públicas, tais como:
  • Promover a defesa da liberdade religiosa, acompanhando as respectivas políticas no município;
  • Promover e coordenar publicações da área e promover eventos de diversidade religiosa;
  •  Implementar as ações programáticas da diversidade religiosa previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos;
  • Conscientização da importância sobre a liberdade religiosa;
  • Respeito sobre a laicidade do estado e a diversidade religiosa;
  • Interagir com as diversas religiões no sentido de que possam contribuir para a superação de problemas sociais, como drogas, violência, pobreza, registro civil, analfabetismo;
  • Promover medidas em prol do respeito a diversidade religiosa, aos direitos humanos e a implementação da democracia no País.
Para isto, é fundamental que pastores e pastoras recebam nossos(as) entrevistadores(as), que sãos elos de ligação entre a Prefeitura e a comunidade evangélica. Nossos(as) pesquisadores(as) estão preparados(as) para coletar as informações e esclarecer dúvidas

A Metodologia

A pesquisa é censitária, ou seja, busca entrevistar todas as igrejas evangélicas mapeadas pelo IDR e cadastradas na Secretaria de Assuntos Religiosos.
Este mapeamento e cadastro serão complementados pelo método denominado “bola de neve”, em que as lideranças entrevistadas indicam novos templos para serem incluídos na pesquisa.

Este é um canal exclusivo para pastores e pastoras que não responderam ao Censo das Igrejas Evangélicas. Por favor, preencha o formulário abaixo, desta forma nosso(a) pesquisador(a) entrará em contato para agendar a sua entrevista.

CENSO - Evangélico