Instituto Darcy Ribeiro apresenta resultados preliminares do Censo da Cidadania

O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro – órgão da Prefeitura de Maricá para coleta e análise de dados sobre a cidade – realizou na quarta-feira (21/12) uma live para apresentar os primeiros resultados do Censo da Cidadania, que concluiu a fase econômica. Agora, os agentes de pesquisa vão se concentrar na fase domiciliar do levantamento. Na transmissão “IDR 2022-23: Entender o Presente, Planejar o Futuro”, o diretor de Informação e Pesquisa Diego Maggi e a coordenadora de pesquisas Salete Da Dalt também falaram sobre o andamento do programa Chegou a Sua Vez – parceria da prefeitura com a Organização das Nações Unidas que visa integrar pessoas em situação de vulnerabilidade social à rede de assistência social – e dos projetos em pauta para o ano de 2023. Salete abriu a apresentação mostrando os dados já obtidos pelo Censo da Cidadania, como o total de 128.364 imóveis regularizados em Maricá, dos quais 10.618 são estabelecimentos não-residenciais. “Desses mais de 10 mil imóveis, 266 são prédios públicos e pouco mais de mil são templos religiosos, restando 6.736 estabelecimentos comerciais e de serviços, justamente o público-alvo da fase econômica do censo. Os agentes de pesquisa obtiveram 92% de êxito nas entrevistas com esse público”, destacou ela.

Quanto à fase domiciliar do Censo, Salete lembrou que o número de agentes de pesquisa será ampliado em 2023 e apresentou os dados já coletados na etapa amostral, concluída nesta semana, em que foram visitados 14.293 domicílios, sendo 4.847 no distrito do Centro, 3.248 em Itaipuaçu, 1.970 em Inoã e 2.173 em Ponta Negra. “Apenas em 462 residências desse total os agentes não conseguiram falar com os moradores, o que leva a taxa de sucesso a 97%”, celebrou. Em seguida, Diego falou sobre os processos de cooperação técnica para compartilhamento de dados pessoais sensíveis com secretarias e outros órgãos da administração municipal e a elaboração de relatórios para balizar as políticas públicas de combate à insegurança alimentar e ao analfabetismo em Maricá. Ele também mencionou os projetos previstos para o próximo ano, como a realização de pesquisas de perfil de consumo e orçamento familiar, de monitoramento de preços na cidade, o desenvolvimento de um índice de custo de vida maricaense e avaliação de políticas públicas como o Passaporte Universitário e o Qualifica Maricá. “Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos sempre alinhar com os outros entes da administração a maneira correta de usar os dados coletados pelos nossos pesquisadores, que não comprometa o direito à privacidade dos entrevistados. Por sermos um dos poucos institutos municipais de pesquisa que efetivamente coletam dados, podemos abastecer a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda com informações sobre a informalidade dos empreendedores da cidade, ou o ICTIM com dados sobre analfabetismo, para ajustar o programa Sim, Eu Posso”, disse Diego.

Programa Chegou a Sua Vez

Uma dessas iniciativas de combate às desigualdades em curso no município, o Programa Chegou a Sua Vez já concluiu as visitas a pessoas em vulnerabilidade social nas regiões atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Santa Paula (102 domicílios visitados) e Bosque Fundo (61 visitas). “Esse trabalho deve ser concluído em toda a cidade em 2023, com visitas aos 3.265 domicílios mapeados nas regiões dos demais CRAS, alcançando a meta da administração municipal de incluir mais de 9 mil pessoas na rede de proteção social da cidade”, explicou ele.