IDR realiza estudo de potencial fotovoltaico nas escolas de Maricá

O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) concluiu um levantamento sobre o potencial solar fotovoltaico das escolas municipais de Maricá. O estudo foi realizado com o objetivo de fornecer para a Secretaria de Educação um panorama sobre a capacidade de geração de energia elétrica a partir de instalação de placas solares nas unidades de ensino.

Os resultados apresentados no relatório indicam que as coberturas das edificações escolares são suficientes para suprir toda a demanda de energia elétrica dessas unidades educacionais. Foram consideradas para o estudo as 65 escolas municipais e o prédio da Secretaria de Educação.

O potencial de geração solar fotovoltaica supera em mais de 350% o consumo total anual registrado atualmente. Ainda que algumas unidades não apresentem condições favoráveis para receber a instalação de um sistema fotovoltaico em seus telhados, o excedente produzido pelas demais edificações é capaz de suprir toda a rede de ensino municipal.

“Esse retrato nos traz duas importantes observações: a economia que o governo de Maricá pode alcançar com a instalação desses sistemas na rede escolar. Além disso, outra questão interessante do ponto de vista ambiental é a produção de energia renovável”, destaca o presidente do IDR, Romário Galvão.

O projeto foi realizado em várias etapas. A equipe iniciou com a coleta de dados sobre o consumo das escolas, em seguida, realizou visitas técnicas para identificar as áreas com potencial adequado para a execução do projeto. Através da análise das faturas de energia elétrica, foi possível determinar a área necessária para suprir a demanda energética da rede.

“Maricá se encontra em uma realidade cada vez mais tecnológica e conectada. Levar recursos inovadores para dentro da sala de aula, além de já contar também com toda a rede de ensino climatizada, trouxe a preocupação com o aumento da demanda de energia elétrica. Foi então que contamos com o apoio do IDR para fazer esse levantamento”, explica a secretária de Educação, Adriana Costa.

Após as etapas iniciais, a equipe iniciou a fase de cálculo e dimensionamento dos sistemas fotovoltaicos utilizando software computacional especializado. Os sistemas foram projetados de forma a atender, no mínimo, a demanda de energia elétrica das escolas municipais. Diversos parâmetros foram considerados, como radiação solar, sombreamento, sazonalidade, performance e eficiência dos equipamentos, além de outros indicadores de qualidade.